Eventos online reúnem agentes culturais de seis territórios baianos para debates e construção coletiva 

O Comitê de Cultura da Bahia, vinculado ao Ministério da Cultura, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial (SUDECULT), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-Ba), realiza nesta semana uma série de Assembleias Territoriais de Cultura, com encontros virtuais que contemplam seis territórios do estado:

Território de Itaparica (Região de Paulo Afonso) – 25/03 (terça-feira), 18h30; Vale do Jiquiriçá – 26/03 (quarta-feira) 18h30; Sudoeste Baiano (Vitória da Conquista) – 27/03 (quinta-feira),18h30; Bacia do Rio Grande (Barreiras) e Portal do Sertão (Feira de Santana) – 29/03 (sábado), 9h30 e 15h, respectivamente; e Recôncavo (Santo Antônio de Jesus) – 31/03 (segunda-feira), 18h30.

As reuniões têm como objetivo ouvir demandas locais, fomentar a participação social e fortalecer as políticas públicas para o setor cultural nas regiões. São gratuitas e abertas a artistas, produtores, gestores culturais e interessados em geral.

Para participar, basta se inscrever através dos formulários online, disponíveis no Instagram do Comitê @comitedeculturaba, e aguardar o link de acesso, que será enviado por e-mail antes de cada evento.

A iniciativa busca ampliar a escuta dos setores e agentes culturais locais, fortalecendo a participação e diálogo com a comunidade cultural e sociedade na formulação de políticas públicas voltadas para cada território.

Comitê de Cultura da Bahia

O Comitê de Cultura da Bahia faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), criado pelo MinC em 2023, com o objetivo democratizar a cultura por meio de atividades de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais nos territórios.

É formado por organizações da sociedade civil, que trabalham com a valorização da cultura negra, educação e preservação ambiental, localizadas em Salvador, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e Curaçá. São elas: Associação Afoxé Filhos de Gandhy, Grupo de Ambientalistas Nascente, Associação Casa de Oyá e Instituto de Preservação da Caatinga