Nesta sexta-feira (21/02), o Comitê de Cultura da Bahia participou do 1º CultVale, um encontro estratégico para fortalecer a cultura em todo o território do Vale do Jiquiriçá. Com a presença de gestores municipais, estaduais e federais, foi uma oportunidade para debater políticas públicas, articular parcerias e reorganizar as ações culturais na região.

Durante o encontro, aconteceu a Roda de Conversa sobre o Comitê de Cultura e o seu papel no fortalecimento das políticas públicas de cultura, como foco sobre a reorganização do CultVale, pensando estratégias para fortalecer a cultura no território.

Estiveram presentes a Coordenação Executiva do Comitê de Cultura da Bahia – MINC, Escritório Regional do Ministério da Cultura na Bahia, a Coordenação de Articulação Territorial – Secult, a Representante Territorial de Cultura do Vale do Jiquiriçá – Secult, a Presidência do Fórum de Gestores Municipais da Cultura da Bahia, representante do Centro de Formação de Professores da UFRB e agente de Desenvolvimento Territorial – ADT.

O momento foi decisivo para artistas, produtores, gestores culturais e lideranças comunitárias que tinham interesse em acessar informações sobre editais e programas de fomento, fortalecer a rede cultural do Vale do Jiquiriçá e contribuir para a construção de políticas públicas locais.  O evento ocorreu na Casa de Cultura de Mutuípe.

A ação foi uma iniciativa do Comitê de Cultura da Bahia, através das organizações OSCs: Associação Afoxé Filhos de Gandhy, Grupo de Ambientalistas Nascente, Associação Casa de Oyá e Instituto de Preservação da Caatinga.