As equipes do Comitê de Cultura e do Escritório do Minc na Bahia se reuniram na manhã desta terça-feira (12), na Casa dos Sete Candeeiros, IPHAN, Centro Antigo, para pensar e planejar a oficina territorial da Bahia para a elaboração do Plano Nacional de Cultura, prevista para acontecer nos dias 13 e 14 de dezembro, em Salvador.

O encontro teve como pauta principal a união de forças para a mobilização social visando uma participação popular ampla na oficina. “Como entidades voltadas para a democratização da cultura, pretendemos reunir o maior número de produtores culturais, gestores, artistas e membros de comitês e conselho locais e regionais para debater os desafios culturais da Bahia, visando a proposição de ações no novo para os próximos dez anos” declarou o coordenador do Escritório Estadual, Oséas Marques.

O Comitê da Bahia, por meio da sua rede, tem um grande desafio de mobilizar todo o estado, em seus diversos territórios, com ações de formação e difusão de políticas públicas da cultura”, declarou.

Política cultural

O Ministério da Cultura (MinC) realiza desde de outubro uma série de oficinas presenciais nas 27 capitais brasileiras como o objetivo de ouvir a sociedade civil para a discussão do texto-base do novo Plano Nacional de Cultura (PNC). As oficinas territoriais visa discutir diretrizes para a política cultural do país nos próximos dez anos.

Comitê de Cultura

Criado em abril, o Comitê de Cultura na Bahia tem como organização da sociedade civil mãe a Associação Afoxé Filhos de Gandhy, selecionada, por meio de edital. Tem como objetivo promover a participação popular nas políticas nacionais de cultura na Bahia. O CC faz escuta ativa e formações, visando atender as necessidades dos territórios de identidade.