Com o objetivo de orientar agentes, grupos e organizações culturais da sociedade civil, o Comitê de Cultura na Bahia, em parceria com a Diretoria da Cidadania e Cultura da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), realizou, no último sábado (9) o webinário sobre a composição orçamentária de projetos culturais para concorrer aos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB Bahia), lançados em outubro.
“Nosso intuito é garantir a inclusão do maior número de projetos alinhados às exigências e regramentos dos editais. Portanto, sanar dúvidas e ajudar as entidades no preenchimento correto dos custos dos seus projetos são fundamentais para alcançar nossa meta”, declarou Thais Pimenta da DCC/Secult.
A formação “Orçamento para projetos culturais” fez parte de um conjunto de três formações realizadas pelo Comitê de Cultura para fortalecer a participação social nos editais da PNAB. “Elaboração de Projetos” e “Comprovações Documentais para Seleção em Editais foram temas das outras formações, que contou com a presença de entidades de diversas regiões do estado.
“O objetivo da ação foi promover o desenvolvimento técnico e estratégico dos projetos, capacitando os fazedores de cultura”, disse a coordenadora geral do Comitê de Cultura, Pyedra Barbosa.
Qualificar e fortalecer a participação social nas políticas públicas de Cultura é um dos principais objetivos do Comitê de Cultura na Bahia, que tem como organização da sociedade civil responsável a Associação de Afoxé Filhos de Gandhy.
“É muito importante ações e parcerias como essa feita com a Secult, através da DCC, que, além de ampliar e qualificar a participação popular na PNAB, também fortalece toda a rede de organizações, entidades e agentes culturais de todo o estado”, disse o diretor de Relações Institucionais dos Filhos de Gandhy, Ademário Costa.