A Secretaria de Cultura da Bahia, através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sedecult) e Comitê de Cultura na Bahia, vinculado ao Ministério de Cultura, firmaram parceria para ampliar o acesso popular às políticas públicas culturais em todo o estado. A iniciativa, definida em reunião na última segunda-feira (3), pretende unir as ações do Comitê e dos representantes territoriais de cultura (RTCs), visando promover o diálogo e participação social nas políticas culturais.

“Nosso objetivo é unir forças para organizar as atividades de escuta, as mobilizações e formações dos fazedores de cultura em todo o estado para garantir que as políticas públicas de cultura cheguem até as pessoas em todos os territórios”, afirmou Camila Vieira, coordenadora executiva do Comitê de Cultura na Bahia.

Thaís Pimenta, diretoria de Cidadania da Cultura da Sedecult/Secult, destacou a importância da iniciativa para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura. “Andaremos lado a lado nesta que é uma meta fundamental para a efetivação das ações de democratização e promoção da nossa cultura, como prevê o sistema e plano nacionais de cultura”, declarou.

“Essa ação conjunta de territorialização da Cultura, entre o MinC e a Secult, é um marco para o desenvolvimento estratégico das políticas culturais da Bahia, em sua concepção territorial e também de consolidação do Pacto Federativo que nos une como nação” disse Leone Costa, diretor de Territorialização da Cultura da Secult.

As ações entre o Comitê de Cultura e os representantes territoriais de cultura serão planejadas e realizadas para atender os 27 Territórios de Identidade da Bahia, visando ouvir demandas, necessidades e propostas dos setores culturais e capacitar, assessorar e apoiar os fazedores de cultura no acesso às políticas culturais.