Em seu primeiro ano, Comitê de Cultura da Bahia fez 66 ações e alcançou mais de três mil pessoas em toda Bahia
Ações e formações
Pessoas impactadas diretamente
Cidades da Bahia em que o Comitê esteve presente
Em um anos de funcionamento, o Comitê de Cultura da Bahia promoveu 66 ações e atingiu cerca de 3 mil pessoas em todo o estado. Esteve presencialmente em sete cidades baianas – Salvador, Santo Antônio de Jesus, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Mutuípe e Vitória da Conquista – e firmou parcerias permanentes com duas instituições, além de pontuais com outras três entidades.
Os balanço do primeiro e segundo semestres foram enviados ao Ministério da Cultura (MinC), por meio de um minucioso relatório de prestação de contas. Ao todo, o convênio assinado pelo MinC e pela Associação Filhos de Gandhy, que está à frente do Comitê de Cultura da Bahia, tem duração de dois anos.


Entre as atividades desenvolvidas pelo Comitê, formação para povos e comunidades tradicionais, sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), participações em eventos culturais, rodas de conversas e assembleias virtuais de cultura em dez territórios da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia – Secult.
As assembleias têm como objetivo mobilizar, integrar, fortalecer e apoiar a comunidade cultural das regiões doe estado. Os encontros virtuais alcançaram mais de mil pessoas na sua primeira etapa. Os encontros reuniram artistas, produtores e gestores com foco na:
✔️ Escuta ativa das demandas regionais
✔️ Visibilidade para manifestações artísticas
✔️ Integração entre sociedade civil e poder público
✔️ Democratização da cultura enquanto direito
✔️ Consolidação do Sistema Nacional de Cultura
Agentes Culturais assessorados
Parcerias firmadas com entidades
Visualizações de oficinas e assembleias na internet
Nestes primeiros seis meses de funcionamento, o Comitê da Bahia ainda promoveu atividades de mobilização na capital e interior, impactando centenas de pessoas.
O Comitê de Cultura também atua em parceria com os agentes territoriais de cultura, vinculados aos Instituto Federal da Bahia (IFBA), programa do Governo Federal que colocou 35 bolsistas para realizar tarefas de mapeamento, comunicação e mobilização cultural em todas as chamadas regiões imediatas da unidade federativa.


Para o próximo período, uma das novidades previstas é a realização das Caranavas territoriais de Culturas nos territórios da Bahia, em parceria com a Secretaria de Cultura da Bahia – Secult.
Para ficar por dentro das ações promovidas pelo Comitê de Cultura da Bahia, acesse o blog, siga as redes sociais e participe do plantão de atendimento.
Quem Somos
O Comitê de Cultura é formado por OSCs e atua de acordo ao PNCC.
Notícias
Acompanhe nossas ações através do nosso blog.
Agenda
Participe das nossas ações e atividades.
Valores Repassados
Transparência nos repasses do MinC – Ministério da Cultura através do TransfereGov.

CONECTE-SE COM O COMITÊ
Cultura é direito, vamos juntos fortalecer.
Siga-nos nas redes
FALE COM O COMITÊ
Agora ficou mais fácil falar com o Comitê de Cultura da Bahia.
PLANTÃO DE ATENDIMENTO
Segunda à quinta, 14h às 17h30
