Valores Repassados
Transparência nos repasses do MinC – Ministério da Cultura através do TransfereGov.
Como funciona?
Desde o início de 2023, os recursos da União para estados, municípios e organizações da sociedade civil passaram a ser operacionalizados pelo sistema transferegov.br, uma plataforma destinada à gestão das parcerias do Governo Federal.
O transferegov.br trabalha com dados abertos, o que oferece transparência e facilita o controle social dos repasses. O sistema informa quem enviou o recurso, quem recebeu e a também apresenta a prestação de contas, facilitando o trabalho de qualquer cidadão que queira verificar o resultado das políticas públicas.
Na plataforma, você pode conferir os valores já direcionados pela União ao Comitê de Cultura da Bahia, por meio da Associação Filhos de Gandhy, que coordena o programa no estado.
A prestação de contas dos Comitês de Cultura de todo o Brasil é feita nos moldes do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), instituído pela lei nº 13.019/14, de 2014, e modernizado pelo decreto nº 11.948, do ano passado.
O MROSC estabelece que os programas executados em parceria com organizações têm como prioridade os resultados e as entregas feitas à população, principalmente em territórios com menor acesso a serviços.
Isso quer dizer, entre outras coisas, que a prestação de contas não é mais feita por meio daquela série de formulários e documentos fiscais que antes comprovavam apenas gastos financeiros.
Agora, ela analisa a execução do projeto, avaliando o cumprimento das metas e dos resultados previstos, de acordo com um plano de trabalho. E como isso é feito? Com a descrição das ações desenvolvidas e a comprovação de que elas efetivamente existiram: apresentação de listas de presença, fotos, vídeo, entre outros.
Tudo isso, vale destacar, também está disponível no Portal da Transparência do Comitê de Cultura da Bahia.

CONECTE-SE COM O COMITÊ
Cultura é direito, vamos juntos fortalecer.
Siga-nos nas redes
FALE COM O COMITÊ
Agora ficou mais fácil falar com o Comitê de Cultura da Bahia.
PLANTÃO DE ATENDIMENTO
Segunda à quinta, 14h às 17h30
